Lojista deve comprar 80% do estoque de verão em feira de Gramado

O volume de vendas do comércio varejista nacional vem apresentando alta constante deste o início do ano, chegando agora a índices positivos em relação ao período pré-pandemia, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados há cerca de uma semana. O varejo especializado em calçados está entre os segmentos beneficiados com esta recuperação, já que teve uma retração no final do ano passado, especialmente com as vendas de Natal. As expectativas a partir de agora são positivas e, neste momento, acontece a feira mais representativa do setor no ano, que comercializa a coleção primavera/verão, responsável por 70% da produção anual do país. A próxima semana será efervesceste na serra gaúcha, em Gramado (RS), onde acontece a 29° edição do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado, nos dias 23, 24 e 25 de maio, no Centro de Eventos do Serra Park. A feira tem os seguintes números: 250 expositores, 1.400 marcas e espera receber nos três dias do evento 12 mil visitantes, especialmente lojistas, importadores e profissionais do setor.

E estes dados confirmam a disposição de lojistas de, pelo menos, quatro estados brasileiros que estarão presentes no SICC.” Eu vou comprar cerca de 80% de todo o volume estimado para a estação quente, aproveitando o máximo de negociações que as fábricas devem oferecer, especialmente uma maior elasticidade nos prazos de pagamentos”, diz Jorge Luiz França Souza Filho, proprietário da loja Sapatos, com três unidades no interior de Pernambuco. Para ele, o movimento nas lojas está além das expectativas e acredita numa superação com as festas juninas daqui a pouco. Já Joselino Vidigal Santana, proprietário da marca Multishows, com oito unidades no interior de Minas Gerais, o importante é assegurar a reposição de estoques até o final do ano. “Estou evitando sofrer alguns problemas de entregas através de logística ou mesmo da falta de matéria prima na indústria”, salienta ele. Do Rio de Janeiro, vem Moses Frajhof, dono da loja Eireli, localizada no centro histórico da capital fluminense. “Desejo comprar e aproveitar a oportunidade que as fábricas oferecem na feira. Já o paulista Flávio Kherlakian, das Calçados Flato, que tem sete unidades na Grande São Paulo, afirma que precisa ter novidades na loja para continuar atraindo a atenção dos consumidores. “Estamos vivendo um momento maravilhoso. O cliente está saindo na rua, procurando novos produtos. Vejo que as pessoas querem ficar bonitas, querem encontrar parentes e amigos, estão procurando muitos calçados coloridos, com modelos diferentes”, diz ele, que observa a retomada da vida atrás do balcão de suas lojas.

IMPORTADORES –Além do varejo nacional, a Merkator Feiras e Eventos, empresa promotora do SICC, vai receber cerca de 200 compradores internacionais que estão ávidos pela produção local. As exportações brasileiras de calçados seguem a mesma tendência de alta do mercado interno. Os importadores são oriundos de cerca de 30 países de quatro continentes. Na indústria brasileira, mais de 100 empresas, expositoras da feira, já se inscreveram para participar do projeto, Grupo de Importadores, que oferece negociações exclusivas com os fabricantes nacionais.

ESTAÇÃO 3 DIGISPACE – O SICC tem muitas faces e muitas atrações. O espaço conceitual Estação 3 Digispace prepara uma verdadeira imersão na contemporaneidade digital com muitos ambientes que favorecem as conexões através de diversas situações O ambiente vai oferecer visibilidade privilegiada para marcas brasileiras com uma dinâmica nova, explorando muitas sensações, dando oportunidades para as pessoas se conectarem em cenários especiais com seus clientes e seus consumidores. Vão estar à disposição dos visitantes quatro cenários temáticos para a produção de conteúdos: My Trends, On Road, So Funny e Summer Vibes.

ONNO PLACE – A Estação 3 Digispace vai abrigar também a ONNO Place, o market place inédito em feiras setoriais no país. É um ambiente coletivo que soma as tecnologias contemporâneas como realidade virtual, realidade aumentada e vai proporcionar uma imersão ao Metaverso. A ONNO Place é uma experiência omnichannel que propõe aos lojistas e aos compradores a integração do físico com o digital dentro de um evento profissional. Esta loja online terá “gifts” dos expositores para incentivar as compras e aumentar o fluxo de movimento de lojistas aos estandes.

eMerkator TALKS- A Merkator Feiras e Eventos organizou um palco para a apresentação de temas como finanças, tecnologia, sustentabilidade e comportamento para os visitantes da feira com o objetivo de oferecer novas perspectivas para as marcas do varejo e da indústria. A maior atração será Thiago Nigro, O Primo Rico e autor do livro “Do Mil ao Milhão”, com a palestra a “Máquina do Tempo”. Além dele, o eMerkator Talks terá uma série de personalidades do mundo da moda, do varejo, e do empreendedorismo. Consulte a programação completa neste link:  www.sicc.com.br/emerkatortalks

PROMOTORA – A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.

Serviço

O quê: SICC- Salão Internacional do Couro e do Calçado

Quando: de 23 a 25 de maio de 2022

Onde: Pavilhões do Serra Park, em Gramado (RS)

Expositores: 250 indústrias

Marcas: 1.400

Visitantes: 12 mil visitantes nos três dias da feira.

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